quarta-feira, 27 de maio de 2009

Sol sol sol!!!



Hoje esteve um magnífico dia de sol, sem vento, sem muito frio! Maravilhoso para andar a caminhar no meio da floresta, em busca dos glaciares!!



O primeiro foi o glaciar Franz Joseph:





O segundo foi o glaciar Fox: neste não deu para chegar muito perto, porque o caminho estava cortado....






O glaciar Franz Josefh (Ka Roimata o Hinehukatere, "As lágrimas de Hinehukatere" em maori) é um glaciar situado no Parque Nacional Westland na costa ocidental da Ilha Sul da Nova Zelândia. Juntamente com o glaciar Fox situado 20 km para sul, tem como característica própria o facto de descer desde os Alpes do Sul até apenas 240 metros acima do nível do mar por entre floresta húmida temperada.
A área circundante aos dois glaciares foi designada Património da Humanidade pela UNESCO, e o Franz Josef constitui uma das principais atracções turísticas da costa oeste da Ilha Sul.
Foi assim designado pelo explorador alemão Julius von Haast em 1865 em honra do imperador Francisco José I da Áustria.

O glaciar Fox (ou Te Moeka o Tuawe em maori), é um glaciar situado no Westland National Park, na costa ocidental da Ilha do Sul da Nova Zelândia. Foi batipzado em 1872 após uma visita do então primeiro-ministro da Nova Zelândia, Sir William Fox.
Alimentado por quatro glaciares alpinos, o glaciar Fox desce 2 600 m ao longo dos 13 km que percorre desde os Alpes do Sul até à costa, e apesar de ter perdido extensão ao longo da maioria dos últimos 100 anos, encontra-se em avanço desde 1985, à velocidade média de 1 metro por semana.

Depois ainda houve tempo para tirar umas fotos às redondezas!!




Lindo, lindo, lindo, nesta terra tudo é Lindo!!!


E passei o final do dia nas piscinas de água quente daqui do sítio!!! Que MARAVILHA!!!!!!


:D :D :D

Sem comentários:

Enviar um comentário